A Soka Gakkai é uma seita

Autora desconhecida.



Liderança autoritária, engano e controle destrutivo da mente são os principais ingredientes de uma seita e a Soka Gakkai Internacional (SGI) preenche os requisitos. Para alguns, pode parecer que seja uma afirmação injusta, mas eu planejo exemplificar. A SGI é sim uma seita. 

Será que eu estou dizendo que todos os membros da Soka Gakkai Internacional (SGI) são zumbis de cérebros lavados? Não, não estou. Se o controle da mente fosse tão caricaturesco e óbvio, não seria um problema. Crenças internalizadas e fobias não são tão óbvias. Ainda assim, elas têm uma enorme influência no comportamento da pessoa e em suas emoções. 

E será que estou dizendo que os membros da Soka Gakkai são horríveis, estúpidos ou pessoas conscientemente manipuladoras? Não, nem tanto! Algumas das pessoas mais maravilhosas, espertas e sinceras que eu já conheci são membros da SGI. É por causa de nossa sinceridade e idealismo que talvez nós aceitemos o "treinamento" de maneira não crítica, que nos fez dependentes da SGI e que passemos este treinamento para os outros. 

Eu não acho que a maioria dos membros estão deliberadamente tentando ferir pessoas. É mais como se fosse um vírus, pois não temos a menor ideia de que fomos "infectados". Você irá perceber que digo "nós". Eu me incluo. Eu me juntei à SGI há quase 14 anos. Trabalhei para a SGI como propagandista remunerada - primeiro como escritora da equipe para o World Tribune e mais recentemente como escritora voluntária anônima para o Middleway Press do SGI dos EUA. A seita está no meu curriculum profissional. Eu defendi a seita SGI por escrito. Tentei refutar para amigos, familiares e estranhos a crítica de que a SGI era uma seita. Tentei convencer a mim mesma de que a SGI pudesse mudar um dia. 

Mas as seitas como a SGI mudam apenas no sentido de que elas se tornam mais sofisticadas ou talvez mais sutis em seus trabalhos. Podem tirar a foto de Ikeda da parede na sala Gohonzon e parar de fazer os membros usarem roupa branca - podem parar de ter aparência caricaturesca de seita. Mas a meta permanece a mesma: fazer os membros acreditarem que eles irão sofrer sem o grupo, que qualquer alegria e sucesso que tenham é atribuído ao grupo, e que eles devem tudo ao grupo. Isto *não* é Budismo de Nitiren - isto é SGI-ismo e é exatamente isso que faz dela uma seita. 

Daisaku Ikeda, líder da SGI 

Os membros da SGI dizem com orgulho: "eu sou a SGI", apesar do fato de que os membros não têm direito de voto, nenhum controle das políticas ou de suas finanças, nenhum procedimento de queixa para resolver disputas, etc. A frase "eu sou a SGI" significa que os membros assumiram responsabilidade total por uma organização na qual eles têm controle zero. Então quando eu critico a SGI, sei que muitos deles se sentirão atacados pessoalmente e que vão revidar com ataques pessoais a mim. Mas isso não tem nada a ver com ataques pessoais. Tem a ver com se tornar conscientes dos métodos e conteúdo da doutrinação da seita SGI. 


Há membros que irão se recusar a ler o que eu tenho a dizer. Tudo bem! Muitos irão relegar minha visão como "negativismo" ou "queixumes". Mas provavelmente haverá pessoas que estarão prontas para ler. Levei um bom tempo para chegar a um lugar onde pudesse escrever. Se o que eu digo combina com você, se você diz: "sim, é isso! É verdade!" - então tudo bem. Se você acha que estou falando asneiras, dá no mesmo. 


Por muitos anos fui um membro da seita. Eu contribui com dinheiro, tempo e talento para a perpetuação da seita. Eu fui uma apologista, que desviava as pessoas para ela. Não mais que isso. 
Ninguém quer aderir a uma seita

"A SGI é uma seita? Não, certamente que não". Eu dizia para meus amigos preocupados e para os membros da família. "Pareço o tipo de pessoa que estaria em uma seita?" 
Não, certamente que não, eles tinham que pensar. Eu tinha um emprego, uma hipoteca e amigos. "Eu sei que parece seita às vezes", eu dizia. "Mas não é. Confie em mim." 

Ninguém tinha me sequestrado e me forçado a me juntar à SGI. Eu fui voluntariamente convencida. Eu me apaixonei pelo canto do mantra budista de Nitiren em uma reunião e fiquei intrigada com a prática. Eu quis conhecer mais sobre a filosofia. Os membros foram rápidos em me informar que aquele mantra e prática era sua intendência e que somente eles foram encarregados com o dever de dizer à humanidade sobre o Budismo para trazer a paz ao mundo. Eu não ligava muito sobre o proselitismo ou a paz mundial. Eu só queria cantar. 

Meus novos amigos disseram que não havia Budismo verdadeiro fora da SGI. Eu acreditei neles. Eu não tinha conhecimento nenhum. Não conhecia nada sobre os ensinamentos de Nitiren. Além disso, os membros eram completamente sinceros, amigáveis e cultos. Eles falavam a língua que eu queria aprender - "fazer a revolução humana" e "shakubuku". 

Os membros da SGI pareciam convencidos de que eles tinham uma missão especial na vida. Eles também eram muito austeros consigo mesmos, ao falar sobre como precisavam superar sua arrogância, ou dizendo que eram muito burros para entender algumas lições cruciais do Budismo, então tinham que "substituir a fé pela sabedoria". Eles aderiam à sabedoria de seus "veteranos na fé" como chamavam seus líderes. E eles todos falavam cada vez mais do "Sensei", o presidente Daisaku Ikeda, ainda que a maioria nunca o tivesse conhecido. 

Eu gostei de quase todo mundo que eu conheci na SGI e ainda gosto. Eu não duvidava do que eles me falavam. Eles estavam retransmitindo o que aprenderam dos outros, que eram igualmente zelosos e sinceros. Eu confiei neles, assim como eles haviam confiados em seus veteranos na fé. Então eu ficava magoada quando as pessoas chamavam a SGI de seita, mesmo que por gesto. 

"A SGI costumava ser uma seita, talvez, nos tempos em que os membros usavam uniformes e recrutavam pessoas de maneira agressiva", eu dizia. "Mas tudo mudou. Nós não adoramos o presidente Ikeda. Nós aprendemos dele e tentamos emulá-lo. Além disso, minha vida melhorou desde que eu me juntei a SGI. O presidente Ikeda sempre conversa sobre liberdade e a importância do indivíduo. Eu aprendi muito dele sobre como me erguer e desabafar. Você nunca aprende isso em uma seita". 

Na SGI, as alegações de que ela é uma seita são desmentidas como fantasias paranoicas e fabricadas pelas pessoas que estão com ciúmes dela, ou são intolerantes com a pluralidade religiosa, ou "apenas não entendem". Eu já escutei os membros da SGI dizerem com orgulho que serem chamados de "sectários" por alguém de fora é um motivo de honra, e os faz ficar ainda mais comprometidos ao grupo. 

Mas isso realmente me incomodou. Meu irmão e eu nos envolvemos em uma discussão sobre isso um dia, o que me deixou realmente chateada. Nós evitamos deliberadamente o assunto no futuro, durante as reuniões familiares. Eu ainda não entendia como ele me dava apoio. Meus líderes me encorajavam a "cantar para ele". Como se fosse ele que precisasse entender alguma coisa. 

Em contrapartida, acho que estava triste porque tinha medo. Não apenas medo de que meu irmão estivesse certo e eu pudesse estar errado, porém com medo de algo mais fundamental e ameaçador que eu não podia articular. Eu sabia que algo não estava bem, mas não sabia o que nem por quê. Eu me sentia em perigo de algum modo. 

Os membros da SGI são programados para crer (conscientes disso ou não) que irão sofrer se se desviarem da SGI ou de parte dela por vontade própria. Somente os covardes, fracotes e corruptos deixam a SGI voluntariamente, a nós é dito. Somos convencidos de que a perfeição de nossa prática budista é dependente de nossa afiliação a SGI, mesmo se essa afiliação seja esporádica. Tornar-se um membro ausente por alguns meses não é nada demais. Porém deixar a SGI irá invocar a ira de todos os deuses budistas e nossas vidas não serão nada além de miséria. 

Durante meus anos como membro da SGI e como editora da BuddhaJones.com eu, observei o medo extremo e a superstição que os membros sentem em relação a própria organização. Muitos me escrevem para me contar alguma coisa asquerosa que aconteceu com eles na SGI, mas me suplicam para não publicar a carta, ou para postá-la sob outro nome - e alguns me pedem para não contar a ninguém que eles liam meu website. Eles temem se meter em encrenca com a SGI, temem ser evitados ou ter uma chuva de desgraça por terem ousado causar desgosto "a organização". 

Um dos motivos pelo qual eu digo que a SGI é uma seita é porque instila nos membros este medo irracional de que a desgraça irá se abater sobre eles, a menos que permaneçam bons membros. Mas não é como se algum líder dissesse: "ok, agora vamos doutriná-lo com esta crença e com este medo irracional". Em vez disso, somos doutrinados com o que significa ser um nobre soldado da Soka: ...você é a SGI. Se você não está feliz com a SGI, você precisa trabalhar duro para fazê-la melhor. Deixar a SGI é o mesmo que tentar escapar de seu karma, o que é impossível. As pessoas que a deixam são traidores iludidos. Aqueles que traem a SGI estão traindo Nitiren. Eles irão experimentar a desforra. Os que a deixam voltam se rastejando e clamando por perdão...

Não há nada nos ensinamentos de Nitiren que dê base para a noção de que a prática correta é dependente de ligação a uma corporação religiosa. É uma grande bobagem... a menos que um grupo de pessoas em que você confia fique repetindo que é verdade absoluta, e que você canta com todo seu coração para internalizar isso. 

Eu não percebia que a SGI era uma seita até o dia em que eu tentei deixá-la. Eu senti uma ansiedade esmagadora e uma incerteza. Eu conversava com amigos que também estavam tentando sair (e com alguns que já haviam saído) e nós conversávamos por horas a fio. Nós gastávamos meses tentando arrumar desculpas e explicações sobre os motivos pelos quais deveríamos ficar na SGI, mesmo sabendo o que sabíamos sobre as finanças da organização, as mentiras e o fundamentalismo nocivo. Nós não estávamos interessados em abandonar nossa prática ou nos juntar com outro grupo de Nitiren, apenas queríamos parar de dar nossa aprovação tácita à SGI. 

Há muitos na SGI que zombam com a noção do controle mental. Eles dão de ombros e dizem que cada religião instila algum tipo de medo em seus praticantes. Até mesmo Nitiren teve seus momentos de fogo e enxofre. Sim, até certo ponto. mas estou falando da doutrinação de pessoas com um medo que serve para beneficiar a corporação religiosa mais do que o praticante - um medo que não é instrutivo ou útil, mas destrutivo e manipulador.

Por contraste, eu fui uma católica convicta por mais de 10 anos antes de decidir me juntar à SGI, mas eu nunca dei uma segunda chance ao papa. Apenas me mudei para uma religião que eu achava que era melhor para mim. Deixar a SGI, por outro lado, foi difícil e terrível. Eu levei meses para cantar, dias para conversar, um dia de leitura dos livros de Steven Hassan para entender o por quê. 

No livro Combatting Cult Mind Control, Hassan cita uma frase anônima que diz tudo: "ninguém se junta a uma seita. Apenas adiam a decisão de deixá-la". 


A seita SGI e o modelo B.I.T.E de controle da mente.


Algumas pessoas se contrapõem a mim quando uso a palavra "seita" para descrever a SGI porque veem como desnecessariamente pejorativa. Sente-se mais confortáveis dizendo que a SGI tem aspectos de seita, mas insultá-la assim é ir longe demais. É a mesma coisa que dizer: "parece um pato e grasna como um pato, mas não é um pato".

Muitos desses membros são os mesmos que expressam desânimo sobre a recusa da SGI em eliminar a aparência de seita. Eles não entendem por que os líderes da SGI e seus membros permitem "de propósito" que a organização mantenha segredo quanto às finanças, adule Daisaku Ikeda e demonize obsessivamente os padres de Nitiren Shoshu, para citar queixas comuns. Na minha opinião, aceitar de cara a SGI como seita explica muita coisa. 

As seitas geralmente exercem controle sobre o comportamento dos membros e as informações que eles recebem sobre ela, bem como os pensamentos dos membros e suas emoções. Muitos se referem a isso como o modelo BITE de influência: comportamento, informação, pensamento, emoção. 

Até os anos 90, os líderes da SGI não escondiam que diziam aos membros com quem se casar. Eles costumavam dizer aos gays para cantarem e serem héteros. Os homens eram aconselhados a rasparem a barba e bigode se quisessem ser bons membros. Os membros usavam uniformes. Em outras palavras, o comportamento era controlado na SGI. Mas a organização não é mais tão obvia em sua influência no comportamento dos membros. 

Os membros ainda recebem "orientação pessoal" dos líderes e são ensinados a se comportarem alegremente, se inscreverem nas publicações, recrutar novos membros e participar do maior número possível de atividades da SGI para "criar boa sorte". E, claro, a SGI faz as pessoas sentarem e cantarem duas vezes por dia. Mas se este é o controle do comportamento, alguns podem argumentar que é benigno, em última instância, porque cantar é, sem dúvida, sempre uma coisa boa. Além disso, o que há de errado em ser alegre? 

Em vez de fazer com que os membros sigam regras rígidas de comportamento, a SGI influencia os pensamentos e as emoções dos membros, o que por sua vez influencia o comportamento. Por exemplo, muitos membros da SGI têm medo de visitar um templo de Nitiren Shoshu ou Nitiren Shu porque foram informados de que os templos estão infestados de demônios e caluniadores. Isso serve para impedir que os membros se inclinem para uma alternativa à SGI ou para descobrir informações de primeira mão sobre outras seitas. Assim, com apenas uma fobia, a SGI pode controlar tanto o comportamento quanto a informação.

Nas seitas, há um fenômeno comum conhecido como "parar de pensar", uma resposta aprendida a informações e ideias que ameaçam ou contradizem os ensinamentos do grupo.

Na SGI, toda crítica é descartada como negatividade. No momento em que ouvimos crítica, rotulamos-lhe "negatividade" ou "raiva" e imediatamente a descarto e paro de ouvir. Se um membro não pode manter uma atitude alegre e grata em relação à SGI, essa pessoa está tendo um "ataque de carma", um obstáculo à sua felicidade que eles devem superar para que possam ser positivos e alegres mais uma vez. A pessoa deve ser positiva e alegre para "obter benefícios" com o cantar - ou assim reza a sabedoria SGI convencional. 

Será que o nosso treinamento para "mostrar um rosto feliz" é um exemplo de como parar de pensar criticamente? Eu acho que é discutível, mas foi assim que eu vi isso sendo praticado: fazer os membros silenciarem suas próprias faculdades críticas. Alternativamente, quando alguém tem um problema com alguma coisa na SGI, dizemos: "Cante sobre isso." Em vez de discutir totalmente a crítica e pensar as coisas, somos aconselhados a cantar. Cantar é uma prática maravilhosa, certamente. Mas quando o canto é empregado como um "remédio" para o livre pensamento e investigação - ou é usado para racionalizar as decepções do grupo (ou fazer-nos esquecê-las por enquanto), cantar torna-se nada mais do que uma técnica de interromper pensamentos.

O processo amargo do sistema BITE no controle do pensamento é bem óbvio. Você começa a cantar e gosta. Membros, líderes e publicações continuam dizendo que a SGI é o único local legítimo para a sua prática budista, a melhor e única "sanga" sancionada por Nitiren.

Você é "encorajado" a ler as publicações da SGI, que continuam a reforçar as mensagens do grupo. (Na SGI, "encorajamento" e "orientação" são, muitas vezes, efemismos para a pressão dos pares e reforço das visões aprovadas pelas seitas.) Você está desencorajado de procurar informações "não autorizadas" ou de acreditar em qualquer coisa que você lê na Internet. De Daisaku Ikeda e SGI se explica aos membros que a SGI tem muitos inimigos que estão todos com ciúmes da vasta riqueza da organização, sucesso e milhões de membros.

Os membros podem ter perguntas persistentes sobre a doutrina, a política organizacional ou como aplicar o budismo na vida diária. Eles podem achar que suas perguntas não são adequadamente respondidas. Mesmo assim, muitos não buscam uma sanga mais gratificante porque foram condicionados a dar desculpas para as falhas da SGI. Desde o início da nossa adesão, está impressionado que devemos proteger a SGI, preservar a unidade dos membros acima de tudo e "ser a mudança que desejamos ver" na organização. Se há um problema com a SGI, a falha é com a pessoa que reconhece a falha, ou com falhas humanas comuns, ou com a "baixa condição de vida" do grupo. A organização em si, no seu núcleo, não é culpada e não deve ser examinada ou criticada.

Mesmo admitindo que existem problemas fundamentais e sistêmicos com a SGI, é provável que acreditemos que esses problemas sejam remédio. Nós acreditamos sinceramente que os objetivos declarados da SGI são seus verdadeiros objetivos. Assumimos que todos estão trabalhando de boa fé para o mesmo objetivo de ajudar as pessoas a praticar o Budismo Nitiren. A última coisa que pensamos é que a SGI é um culto e, portanto, não está jogando pelas mesmas regras que uma organização aberta e progressista. 

Alguns membros dizem: "E se for uma seita? A SGI me ajudou, me deu estrutura e um senso de propósito. Além disso, eu não me importo com coisas organizacionais. Eu só me preocupo em praticar o budismo corretamente." Esta é a coisa mais insidiosa sobre a SGI, na minha opinião: a organização distorce o Budismo Nitiren para minar a autonomia dos membros e aumentar sua dependência em SGI, e promove isso como "prática correta".

Por exemplo, considere o fato de que os membros não possuem o Gohonzon consagrado em suas casas - "seu" Gohonzon é propriedade da SGI. Por uma taxa única, a SGI irá emprestar-lhe um Nichikan Gohonzon, a "bandeira" da SGI. Líderes e membros espalham rumores de que outros Gohonzon estão "infestados de demônios" ou "não funcionam".


Alguns membros pensam: "Ótimo! Temos mais unidade na SGI porque todos nós abraçamos a mesma 'edição' de Gohonzon ". A conformidade é frequentemente estimada como unidade na SGI. Mas o que é mais insidioso é que a SGI se insere no aspecto mais sagrado e central do Budismo Nitiren: a relação entre o praticante e o Gohonzon. 

Se a SGI possui seu Gohonzon, não é exagero dizer que eles são donos de sua prática. E se eles possuem a sua prática, não é exagero dizer que eles possuem uma grande parte de sua mente e coração. Afinal, o Gohonzon não é apenas um rolo de papel, ensina Nitiren, mas a própria essência de nossa própria vida.


Para ser um bom membro SGI, você deve ter um Gohonzon aprovado pela SGI. Os líderes podem racionalizar isso como "proteger os membros", mas mesmo Gohonzon inscrito pelo próprio Nitiren não é aprovado pela SGI. Talvez muitos membros se sintam aliviados por não terem que escolher dentre as dezenas de Gohonzon inscritos por Nitiren disponíveis gratuitamente. Mas o meu ponto de vista é que a SGI presta serviços de alerta à liberdade de escolha e diversidade, mas não há escolha em relação ao aspecto mais essencial e pessoal da prática budista.

Reconhecidamente, a maioria dos membros da SGI não acredita que os ensinamentos de Nitiren tenham sido manipulados para servir os interesses auto-enriquecedores de uma seita. Disseram-nos há tanto tempo que a SGI serve toda a humanidade. Servir a SGI é maravilhoso, dizem-nos, porque só a SGI está cumprindo o decreto do Buda. Em outras palavras, o próprio grupo perpetua uma crença na inquestionável grandeza do grupo.

De maneira mais destrutiva, no budismo, a expressão "nunca desista" significa nunca desistir de sua própria vida e prática, e ser persistente em sua busca de libertação para si mesmo e para todos os seres vivos Esta é uma grande atitude budista.

Mas na SGI, "nunca desista" é frequentemente invocado para significar nunca desistir da organização. Não importa se a participação na SGI exige que você comprometa a sua integridade pessoal, nunca desista. Não importa como você tem que racionalizar e dar desculpas, nunca desista. Não importa que os líderes e os membros consistentemente insultam ou ignoram você, nunca desista. Continue implorando, mantenha suplicar para a mudança, mantenha sorrir. Segure-se à SGI, não importa o quão humilhante ou intelectualmente desonesto pode ser para você. Afinal, dizem-nos, Nichiren nunca desistiu.

Para mim, esse é o veneno da lavagem cerebral da SGI: convencer os membros de que um objeto, a dependência servil em SGI é realmente algo nobre, corajoso e budista. Acho que Nitiren ficaria horrorizado.

A SGI é como uma gaiola que os membros carregam dentro de si mesmos. Para minha vergonha, passei anos ajudando os membros da SGI a construir e reforçar esta gaiola. Sinto-me obrigada a dizer inequivocamente que esta gaiola pode fazer a pessoa se sentir segura, mas realmente não é mais do que uma armadilha.

A boa notícia é que nenhum controle é 100 por cento eficaz ou 100 por cento permanente. Existe uma maneira de praticar o "Nichiren Buddhism" livre da programação de seita da Soka. A parte difícil é descobrir por si mesmo o que isso significa. Ou, como Buda pôde dizer, elaborar sua própria iluminação


Manipulação mental na SGI



A SGI é emocionalmente manipuladora, mas de forma nenhuma o presidente da SGI, Ikeda, líder da organização há mais de quatro décadas, é responsabilizado. Ele é pintado como o herói.

Como dizem os membros e líderes, Ikeda Sensei é bom, correto e incorruptível; Ele só quer que você seja feliz. Isso é muito engraçado, porque se você olhar para quem se beneficia da SGI, é Ikeda inegavelmente, em termos de riqueza, adulação, luxo, fama, dezenas e dezenas de edifícios com o nome dele, etcétera. De fato, ele e seus principais tenentes são os únicos que indiscutivelmente, se beneficiam materialmente da organização Soka. No entanto, eles acreditam, por conhecimento organizacional, serem os contribuintes mais altruísta e digno para a SGI. Os líderes que são corruptos ou imbecilizados apenas "não sabem o coração de Sensei."

Como alguém consegue conhecer o coração do Sensei? Líderes aconselharam os membros em particular que uma maneira de conhecer o coração de Ikeda é ler seus escritos e orar diariamente por sua saúde e felicidade. O que realmente ajuda é cortar uma foto de Ikeda e mantê-la perto de seu altar budista ou pendurá-la em uma parede em sua casa. Você deve então ter "conversas" com sua foto de Ikeda, dizendo-lhe todos os seus problemas, esperanças e sonhos. Você nem precisa de uma foto, os líderes lhe dirão - basta abrir um "diálogo" em sua mente e coração com Sensei. Sensei é misticamente psíquico, é claro, então ele vai ouvir tudo o que você diz (ou rezar) para ele (ou sua foto), e logo você vai chegar a conhecer o seu coração.

Obviamente, o propósito é fazer com que os membros projetem sua própria fantasia de um "pai espiritual" perfeito e maravilhoso em Ikeda. Então eu acho que não é de admirar porque a maioria dos membros tem dificuldade em pensar criticamente sobre ele. Afinal, os Ikeda que eles conhecem são um Ikeda de sua própria criação (projeção), um Ikeda sobre o qual eles ouviram apenas fábulas de louvor, de líderes confiáveis.

Um dos discursos recentes de Ikeda fornece exemplos de algumas das mensagens de manipulação que são comunicadas aos membros da SGI. A maioria dos discursos de Ikeda segue o mesmo padrão e diz quase sempre a mesma coisa, uma e outra vez. Mas o discurso que eu me refiro aqui foi publicado em 27 de fevereiro de 2004, World Tribune "inserção especial". É o discurso do presidente da SGI, Ikeda, em uma conferência nacional de líderes executivos realizada em Tóquio, em 25 de novembro de 2003.

O jornal diz: "Neste discurso comemorativo de 12 anos de independência espiritual da SGI, o presidente da SGI, Ikeda, discute o intenso crescimento e desenvolvimento de nossa organização de acordo com os ensinamentos de Nichiren Daishonin".

Desde o início, somos informados, como sempre, de que a SGI e suas atividades estão de acordo com os ensinamentos de Nichiren. E, claro, "independência espiritual" é um grande e gordo eufemismo para a excomunhão de Nichiren Shoshu.

Ikeda começa: "Quem é o mais digno de respeito? São aqueles que trabalham para a felicidade dos outros, aqueles firmemente dedicados à verdade e à justiça, descrevendo nossos nobres membros da Soka, cada um dos quais é um tesouro inestimável".

Então ele começa com lisonja, um exemplo do que os críticos de culto chamam de "bombardeio amoroso". De acordo com Sensei, se você é um membro da Soka, você é dedicado à verdade e à justiça; Você está trabalhando para a felicidade dos outros. ... Tudo isto apenas em virtude da sua adesão à organização Ikeda! Como é maravilhoso!


Ikeda continua: "É imperativo que mudemos o estado do mundo em que as pessoas comuns de bom coração são oprimidas e forçadas a sofrer. Esta é uma era da democracia, uma época em que as pessoas são soberanas. Até mesmo aqueles nas posições mais poderosas de autoridade existem exclusivamente para servir ao povo, nunca deve ser o contrário, e nosso segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, nos ensinou estritamente esse ponto ".

Esta é a mensagem mista clássica de Ikeda. Sim, a democracia é uma grande coisa, mas Ikeda omite que não há nada que se aproxime remotamente da democracia nas SGI. Os líderes não são eleitos, e os compromissos de liderança não são revistos pelos membros. Não existem limites de prazo. Os membros não são consultados ou consultados sobre políticas organizacionais. As finanças da SGI são mantidas em segredo. Ikeda presta um palavrório à democracia e aos trilhos contra o autoritarismo - mas ele mesmo não é responsável perante os membros. Diga uma coisa, faça outra.

A próxima seção está sob o título "Nós defendemos a verdadeira amizade". Isso transmite a familiar mensagem da SGI de que os membros da SGI são seus verdadeiros amigos, seus companheiros de fé a quem você deve confiar sem questionar. Nesta seção, Ikeda diz: "O corajoso dramaturgo alemão e poeta Bertolt Brecht, que vociferamente se opôs aos nazistas, gritou para o povo:" São vocês mesmos que estarão desertando / se você trapacearem [e traírem] o seu próprio povo ".

O nome de Ikeda derruba um poeta famoso, sugerindo um parentesco entre os dois, e invoca os nazistas - emocionalmente carregados em qualquer contexto. Em seguida, ele usa as palavras de Brecht para enviar uma mensagem forte sobre a "traição" (inserção editorial interessante pelo World Tribune da palavra "trair" para "rat on", a propósito.) A implicação é óbvia: aqueles que deixam SGI são traidores e desertores, semelhantes aos que traíram seus vizinhos aos nazistas.

Ikeda continua: "Como camaradas, família, irmãos e irmãs, seres humanos, lutaremos toda a nossa vida por kosen-rufu. Esta é a nossa missão. É isso que nos une, somos uma força de combate, uma fortaleza lutadora".

O que é kosen-rufu exatamente? A SGI define isso de diferentes maneiras, geralmente tendo algo a ver com a paz mundial. Kosen-rufu é um objetivo vago, como é a "paz mundial", uma ampla generalização. Ainda assim, Ikeda declara que "esta é a nossa meta". Não há medidas objetivas de progresso, nem de avaliação do progresso. Assim, os membros estão "unidos", lutando todas as suas vidas por uma meta não específica. E quantas organizações de paz se declarariam descaradamente como uma "fortaleza lutadora", eu me pergunto? Esta retórica fala da mentalidade de cerco inculcada aos membros da SGI: estamos cercados por inimigos e somos os únicos que podem salvar o mundo.

Mas agora Ikeda retorna à lisonja e a uma demonstração de humildade, dizendo: "Permita-me felicitar e agradecer profundamente a todos vocês por seus enormes esforços neste ano. Nossos repetidos triunfos em 2003, o Ano da Glória e da Grande Vitória, foram muito significantes. "

Ele não cita nenhum exemplo do que foi realizado, mas continua dizendo: "Nunca recebemos tal fluxo de elogios e parabéns de nossos amigos, adeptos e figuras de liderança ao redor do mundo".

Que realizações? Quais são as principais figuras ao redor do mundo? Ikeda não diz, mas a mensagem é clara: qualquer coisa vaga que os membros da SGI estão fazendo, eles são gloriosos, significativos, globais e amplamente celebrados. Este é outro exemplo de lisonja, com o impulso adicional para a auto-estima do membro de ser "especial" no cenário mundial.

Ikeda diz: "A única maneira de podermos acumular benefícios duradouros e eternos é através da nossa prática budista, o que importa é esforçar-se fervorosamente e humildemente para kosen-rufu, sem vanglórias nem pretensões". 

Percebe isso? Sem a prática budista definida pela SGI, você nunca terá "benefício duradouro". Além disso, você é profundamente especial ... mas não alimente um grande ego sobre tal coisa. Enquanto isso, Ikeda nomeia edifícios com seu nome e se classifica ao lado de Mahatma Gandhi e Martin Luther King, Jr. na exposição patrocinada pela SGI.

O exercício de criticar um dos discursos de Ikeda é exaustivo ... e há mais três páginas cheias de texto deste discurso para analisar, incluindo uma seção intitulada "Trair a SGI é trair Nitiren Daishonin". A longa arenga de Ikeda é suficiente para me fazer desligar o cérebro e balançar a cabeça em acordo passivo. O que pode ser o ponto chave.

Ikeda teria dito uma vez em uma reunião que não se importava se as pessoas adormecessem. As pessoas não conseguem fechar os ouvidos, disse ele, e mesmo quando estão dormindo, suas palavras ainda penetrarão no subconsciente.
Que nojo!


Quem está em sua mente?


A hipnose é pouco compreendida pela maioria das pessoas, escreve Steven Hassan, no livro Combatting Cult Mind Control: "Quando o termo é mencionado, a primeira imagem que pode vir à mente é de um médico barbudo balançando um velho relógio de bolso por sua corrente na frente de uma pessoa tonta. Enquanto essa imagem é certamente um estereótipo, ela aponta para a característica central do hipnotismo: o transe. "

A hipnose se aplica a um tópico quente do dia em SGI: a reescrita das orações silenciosas que os membros leem duas vezes por dia durante a recitação do sutra ou "gongyo". 

Hassan escreve: "As pessoas hipnotizadas entram num estado de transe que é fundamentalmente diferente do que a consciência normal." A diferença é esta: enquanto que na consciência normal a atenção é focalizada para fora através dos cinco sentidos, em um trance a atenção é focada para dentro. Naturalmente, existem vários graus de transe, que vão desde o transe suave e normal de sonhar acordado, até estados mais profundos, nos quais um é muito menos consciente do mundo exterior e extremamente suscetível a sugestões que podem ser colocadas em sua mente. " 

No Budismo, a palavra "samadhi" significa um estado de absorção alcançado através de concentração intensa. É um tipo de transe que é benéfico e integral para a prática budista. Quando os budistas de Nitiren recitam o sutra e cantam o daimoku, entramos, mais ou menos, em transe. Nesse estado, participamos da "cerimônia no ar" e comungamos com o Gohonzon. Na minha opinião, não há nada de errado com a entrada em estado de transe como parte da prática budista. 

Hassan continua: "O hipnotismo relaciona-se a práticas antiéticas de controle mental de cultos destrutivos em uma variedade de maneiras. Em muitas seitas que afirmam ser religiosas, o que é muitas vezes chamado de" meditação "não é mais do que um processo pelo qual os membros do culto entram em um transe , Período durante o qual podem receber sugestões que os tornam mais receptivos a seguir a doutrina da seita.Os cultos não-religiosos usam outras formas de indução grupal ou individual.Além disso, estar em transe é geralmente uma experiência agradável e relaxante, Desejam reentrar no transe o mais frequentemente possível. Mais importante, tem sido clinicamente estabelecido por pesquisadores psicológicos que as faculdades críticas das pessoas são diminuídas no estado de transe. A pessoa é menos capaz de avaliar a informação recebida em um transe do que quando em um estado de consciência normal". 


Você pode ver onde eu estou querendo chegar com isso: As orações silenciosas durante gongyo são o melhor momento para doutrinar os membros com uma crença inquestionável na grandeza e justiça da SGI e seus líderes.

Então você pode ver por que muitas pessoas ficaram alarmadas quando, sem notificar os membros, a SGI-EUA mudou de repente a terceira oração silenciosa para se ler assim:

"Rezo para que o grande desejo de kosen-rufu seja cumprido e que a Soka Gakkai International se desenvolva neste esforço por inúmeras gerações vindouras. Eu agradeço e rezo para retribuir minha dívida de gratidão pelos três presidentes fundadores - Tsunesaburo Makiguchi , Josei Toda e Daisaku Ikeda - como modelos eternos de dedicação abnegada à propagação da Lei ".

Alguns líderes da SGI defenderam as novas orações, dizendo que a redação das orações não é importante - ao contrário, o que importa é o que está no coração, o que leva a pergunta: então por que imprimir e distribuir um conjunto enlatado de orações?

Será que uma trama nefasta está em andamento, ou que uma estratégia de controle mental está sendo conscientemente aplicada por líderes diabólicos na SGI-EUA para convencer as pessoas de que têm uma dívida com a SGI? Ou que a SGI está deliberadamente distorcendo o conceito de gratidão como ensinado por Nitiren para manipular as pessoas para enriquecer as fortunas de uma corporação religiosa? 

Não, eu não acho que isso esteja acontecendo conscientemente por parte da maioria dos líderes e membros. Mas a falta de intenção consciente não significa que as técnicas de controle da mente não estejam sendo usadas.

E quem realmente se beneficia das doutrinas agora expressas nas orações silenciosas da SGI americana? A própria corporação e seus principais líderes.

Não se sabe se Nitiren prescreveu algum tipo de oração silenciosa durante a recitação do sutra. Tudo o que sabemos é que ele exortou as pessoas a cantar e recitar porções do sutra, e ele não especificou com que frequência seus alunos deveriam fazer isso. Orações silenciosas não são necessariamente um elemento ortodoxo da prática budista Nitiren. 

Outro ponto interessante foi que as novas orações anunciadas no memorando SGI oficial foram adotadas em outros países de língua inglesa, como o Canadá. Mas nos Estados Unidos, as orações foram novamente modificadas para ressaltar a mensagem de que os membros da SGI devem "pagar sua dívida" aos eternos líderes da SGI. Líderes da SGI-EUA explicaram essa discrepância, alegando que as novas orações dos EUA são "uma tradução melhor". 

Talvez os líderes da SGI nos EUA acreditem com toda a sinceridade que os membros da SGI devam abraçar as doutrinas expressas nas orações, para o nosso próprio bem. Eles só querem nos ajudar. Talvez esses líderes não estejam conscientes do poder da sugestão durante um transe, e essas orações silenciosas apenas parecem "corretas" para eles. 

Pode muito bem ser isso. Nenhum grupo diz: "Ei, nós somos uma seita. Empregamos técnicas para doutrinar e manipular sua mente!"

O controle da mente depende frequentemente da falta ou supressão da consciência. Mais uma razão para levantar estas questões para discussão pública.


Negação plausível da seita



Durante anos, eu disse a mim mesma que a SGI não era uma seita, mas a realidade funcional da SGI era evidente. Por exemplo, o Presidente Ikeda diria que devemos todos nos expressar livremente. Mas os membros se censurariam por medo de interromper o grupo, lembrando que o presidente Ikeda também dizia frequentemente que interromper a unidade da SGI era uma ofensa grave contra o budismo. (Ele é, afinal de contas, um mestre-manipulador.) Líderes de nível superior e médio desdenhariam a dissidência, chegando mesmo a emitir um memorando dizendo que só o diálogo "pertinente" seria permitido em reuniões e publicações oficiais da SGI .

Em outras palavras, a SGI é uma seita que dá um valor de fachada a liberdade de expressão e a dissidência - apenas o suficiente para fazer as pessoas duvidarem da aplicabilidade da palavra "seita". Mesmo assim, os membros que expressam críticas às organizações são degradados, marginalizados, ridicularizados, insultados ou difamados. 
Simplesmente, os objetivos e valores declarados da SGI não são seus objetivos e valores funcionais.

Se você é um membro da SGI, você provavelmente está ciente da dicotomia entre valores declarados e valores reais na organização. Você pode ter aprendido a racionalizar essa dicotomia como um conflito entre culturas "oceânicas" e "aldeias", ou um conflito entre valores "americanos" e "japoneses", ou a diferença entre aqueles que "conhecem o coração de Sensei" e aqueles que não conhecem.


Ao racionalizar a dicotomia desta forma, os membros podem ser persuadidos de que o "coração" da organização está no lugar certo e que de alguma forma, eventualmente, a organização se tornará o tipo de sanga aberta e solidária que afirma ser. É fácil acreditar nisso quando você quiser acreditar - apesar de todas as evidências em contrário - para preservar sua sensação de ter feito uma escolha livre, informada e correta ao se comprometer com a SGI.

Nos últimos 15 anos, as coisas mudaram para melhor na SGI, dizem muitos membros. Isto é o que eu chamo de Mito de Mudança Sustentável: a crença de que a SGI costumava ser uma seita, mas não é mais. As pessoas apontam para o fato de que canções inane não são mais (rotineiramente) cantadas em reuniões, e os membros da SGI já não estão nas esquinas tentando recrutar novos membros. Em outras palavras, a liderança da SGI chegou a perceber que essas atividades gritam "seita" para a maioria dos observadores, necessitando assim de uma mudança nas aparências. 

Muitos membros da SGI elogiam a aparente aceitação de gays e lésbicas - e o recrutamento ativo de novos membros nas comemorações do Orgulho Gay - como um milagre impressionante de mudança positiva na SGI. Durante décadas, os membros gays da SGI protestaram com líderes da SGI sobre a hostilidade organizacional em relação aos gays. Mas será que esses esforços sinceros finalmente levaram a uma grande mudança na SGI? 

Eu acho que não. Afinal, esta "mudança" beneficia a organização, abrindo um novo círculo de recrutas ansiosos, muitos dos quais são idealistas e se sentiram alienados da religião tradicional e estão buscando um "lar" espiritual. Muitos têm renda disponível significativa e muitas vezes menos obrigações familiares. Além disso, os gays são um grupo demográfico renomado pela lealdade às organizações e anunciantes que se dirigem a eles (como muitos comerciantes aprenderam tão lucrativamente na última década). 

Na minha opinião, baseada pelo fato de eu ser lésbica: "A aceitação" dos gays não é uma mudança fundamental na SGI. Em vez disso, é um sinal de que a SGI reconhece um nicho de recrutamento quando vê um. Então não segure a respiração esperando que a SGI tome uma posição contra a Emenda Federal de Casamento (a SGI afirma ser apolítica, apesar de sua história de contratar lobistas nos EUA). Além disso, a discriminação contra gays sempre foi e sempre será indefensável à luz dos ensinamentos budistas Nitiren. Assim, com as atitudes sociais em relação aos gays se tornando mais aceitáveis, a SGI não tinha nenhuma etapa doutrinária para se apoiar, e estava rapidamente perdendo sua desculpa social para discriminação. Bem-vindo à SGI, homos! 

Quando eu trabalhei para a SGI nos EUA em 1998, solicitei que eles expandissem sua apólice de seguro de saúde para cobrir os parceiros do mesmo sexo de seus funcionários gays e lésbicas. A proposta foi rejeitada pelo Conselho de Administração da SGI nos EUA. Gays e lésbicas podem se "casar" na SGI, claro. Mas a SGI não coloca seu dinheiro onde está sua boca e realmente reconhece essas relações como iguais ao casamento heterossexual. 


Assim. Leia relatos de jornal sobre Soka Gakkai remontando mais de quarenta anos. Você verá que quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem iguais. Desde 1963, quando Daisaku Ikeda chegou aos Estados Unidos, Soka Gakkai tem se interessado em expandir seu poder político no Japão e em todo o mundo. Desde o início e todo o caminho até o recente processo e problemas na Universidade Soka da América, a Soka Gakkai provou ser uma organização agressiva e enganosa preocupada com a riqueza, o poder político e influência secular. 


Quem se beneficia?


Quem se beneficia da SGI? Aos membros se diz de tempos em tempos que eles se beneficiam e que a sociedade se beneficia. Mas os membros e a sociedade não controlam a bolsa dos bilhões da SGI. Eles não criam as políticas da organização. Eles não estão na lista de pagamento. 

Quem controla o dinheiro? Quem tem a palavra na influência política e em suas atividades? Quem se beneficia em ter profunda influência em milhões de pessoas ao redor do globo, incluindo 300 mil pessoas na América? Quem se beneficia de bilhões de dólares em valor de imóveis nos EUA? De quem é o nome que está nos prédios, auditórios e monumentos construídos com o dinheiro da SGI? 


Os membros são treinados para relegar essas perguntas como destrutivas. São motivados a pensar que qualquer criticismo a Daisaku Ikeda é injusto e motivado por raiva ou ciúme. 

Não é ilógico relegar os líderes de uma organização como responsáveis por seu fracasso. Até o papa tira o fervor dos católicos. Não é desconsiderável sugerir que um CEO tem um envolvimento egoísta em sua própria corporação. Na verdade, é comum e costumeiro para os acionistas ou membros exigir a responsabilidade do manda chuva de uma organização. Ditaduras e seitas são as exceções.

Comentários

  1. Boa noite! Li a primeira parte e me identifiquei enormemente. Sou ex-membro e há muito tempo procurava por um texto bem escrito que pudesse falar por mim o que estava sentindo lá dentro. Hoje me sinto uma alma liberta do medo medo terror psicológico. Vou terminar de ler em breve. Obrigado pela ótima postagem e parabéns pela autenticidade e por escrever tão bem. Abraços fraternos, André M.P.

    ResponderExcluir
  2. Perdoe-me, mas a sua sabedoria, comparada a de Nitiren, assim como Dengyo e Miao-le, étão pequena que usando-se de analogias, poderia ser comparada com o brilho de um vaga lume apontando para o maior Sol entre uma infinidade de sóis. Eu digo isso por que a vida é cercada de mistérios, e o princípio de Itinen Sanzen poderá fazer sentido um dia para vc, quando chegar aquele momento de extrema infelilicidade e professar com fé o rugido do leão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, para as pessoas de fora da organização, de pouco ou nada vale essa retórica repetitiva da Gakkai, apenas aceite os pontos de vista diferentes entre as pessoas, e entenda que existe vida boa é produtivaefora da Gakkai. Cada um tem o direito de seguir seu próprio caminho, sem a paranóica necessidade de querer controlar ou corrigir o próximo. Abs

      Excluir
    2. Prezado, de pouco ou nada adianta para quem não frequenta a Gakkai esse linguajar próprio da organização. Aceite e entenda que existe uma vida boa e feliz fora da Gakkai, e entender os pontos de vista diferentes é o início da tal "paz mundial" que tanto se proclama dentro da Gakkai. Abs

      Excluir
  3. "Siga a lei, não as pessoas". - Shakyamuni

    "Não acredite em sequer uma palavra que vos digo. Questione-as, teste-as, comprove-as e só então acredite no que lhe digo" -Shakyamuni

    "Seguimos Nichiren e Daisaku Ikeda, o budismo de Shakyamuni não funciona mais" - qualquer membro da SGI

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Compartilho a experiência que passei neste último final de semana para contextualizar sobre duas coisas muito importantes: 1) Respeito às crenças alheias; e 2) Atuação concreta e positiva na sociedade: Neste último final de semana, participei de um Seminário da Mahikari, a convite da minha querida tia. Fui sem a intenção de receber, pelo menos neste momento de minha vida, o Omitama, que é a medalha sagrada, utilizada pelos praticantes daquela organização. As cerimônias são muito bonitas e seus ensinamentos muito elevados. No entanto, foram duas coisas me chamaram a atenção, e de forma bastante positiva: 1) eles não cultivam inimigos imaginários, praticam suas orações com amor e respeito pelas pessoas; 2) na recepção, vi quadros de Honra ao Mérito da Cruz Vermelha de São Paulo, em gratidão à atuação do grupo de jovens da Mahikari na Campanha do Agasalho e nas terríveis enchentes de 2011, no RJ. Também vi agradecimentos da Prefeitura de SP pelo fato dos jovens fazerem limpeza voluntária em parques e praças, etc. São atos aparentemente simples, mas fiquei muito feliz de saber que existem jovens assim.

    Existem jovens muito bons na SGI também, mas dificilmente os vejo se reunindo para fazer esses movimentos sociais, na verdade eles são desencorajados a fazer isso, são obrigados a fazerem o bem somente dentro da bolha da organização. Não há quase nada de ir ao próximo ali. Eu, que fui da Divisão dos Jovens por quase 8 anos, posso afirmar com propriedade, por mais que discordem de mim (pode discordar, sem problema nenhum).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está está correto fui Gakkai por mais de 30 anos e me arrependo todos os dias disso

      Excluir
  5. Permitam-me relatar minha experiência como membro da BSGI: fui membro de 2007 a 2016, mas praticante mesmo, até 2012. Vivi bons momentos por lá, isso eu não posso negar, e ganhei alguns bons amigos (muito poucos). Cheguei a ser responsável de Regional pela DMJ - Div. Masculina de Jovens. Em 2016, criei coragem para, finalmente, dialogar com meus dirigentes e comunicar minha decisão (e direito, creio eu) de me desligar. O processo de desligamento foi bastante traumático, pra dizer a verdade. Ninguém aceitava. Ninguem ouvia o que eu tinha a dizer. As visitas eram puro massacre psicológico. Só recebia um feroz apontar de dedos, cobranças absurdas e sem propósito, ameaças disfarçadas de "orientações", de que minha vida entraria em decadência pelo simples fato de me afastar da Gakkai. Pois bem, tudo isso somente contribuía mais e mais para fortalecer meu ímpeto de me desligar. Dos quase 1000 "companheiros de luta" que conheci ao longo dos anos de prática, eu lhes garanto que amigo de verdade, são 4 ou 5, no máximo. Alguns são (foram) bons colegas, outros nem tanto. Deixo registrado aqui esse meu breve relato para que, quem sabe, o mesmo possa causar uma reflexão aos membros mais ardorosos; ACEITEM e ENTENDAM os pontos de vista diferentes entre as pessoas. As pessoas desse mundo diferem muito, muito mesmo em vários sentidos, e é essa é a maior beleza da humanidade pra mim. Diversidade de culturas, etnias, sistemas políticos e religiões. Nunca haverá 100% da humanidade seguindo uma determinada religião ou filosofia. Façam uma forcinha para compreender também que existe vida feliz e inteligente fora da Gakkai. Cada um tem o direito de seguir seu próprio caminho, sem a paranóica necessidade de querer controlar ou corrigir o próximo. Ah, e eu não vejo nada de Kosen-rufu quando presencio pessoas, que se autodenominam budistas, tirarem sarro de aspectos de outras religiões, como dízimo, aspectos litúrgicos, crenças diferentes, etc... onde há a necessidade de agredir, ofender e diminuir a crença alheia, é sinal de que a sua pode estar vazia e distorcida.

    ResponderExcluir
  6. Vou dar minha opinião.. religião.. seita.. crença.. é tudo a mesma coisa.. todas querem te controlar. Ouvi uma frase que diz.. "Todo homem quer ser um ditador"..todas as religiões sem exceção, querem nos controlar, nenhum líder aceita criticas a sua forma de agir ou pensar, todos querem tomar conta da nossa vida.. o presidente, o monge, o padre, o pastor, o professor, sua esposa ou seu esposo, o irmão mais velho ou a irmã mais velha, o seu chefe, o seu patrão.. a vida é uma fabrica de ilusões, todo mundo quer ver você bem, desde que não esteja melhor do que eles.. é impossível dizer quem está certo ou quem está errado de uma forma absolutista.. porque o universo muda constantemente e não há verdade absoluta..
    Eu entendo o seu descontentamento, acredito em você, mas de nada adianta você ficar brigando com isso.. se as pessoas não forem enganadas na SGI, então vai ser em outro lugar.. a não ser que vão viver como um eremita, isolado do mundo.
    As empresas te enganam, a tv, os políticos, os religiosos e ate a pessoa que você ama pode te enganar.. a vida é assim colega, um faz de conta, um teatro, mas que você não pode voltar atras pra dizer "nossa, errei, vou fazer de novo".. então, seja feliz.. é o que resta.. de tudo nós aproveitamos algo.. tira o que você aprendeu de bom no budismo e usa isso na sua vida.. a opinião dos outros é como veneno, só faz efeito se você beber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns fui Gakkai e me arrependo todos os dias por isso . Temos um grupo no face q chama ex membros da sgi

      Excluir
  7. Não dá pra crer que todo mundo só quer nos manipular e usar, mas desconfiar de tudo que deixa a sensação de culpa e de aprisionamento pode ser um bom crivo. Segundo o Buda,

    "não se deixem levar pelos relatos, pelas tradições, pelos rumores, por aquilo que está nas escrituras, pela razão, pela inferência, pela analogia, pela competência (ou confiabilidade) de alguém, por respeito por alguém, ou pelo pensamento, ‘Este contemplativo é o nosso mestre.’ Quando vocês souberem por vocês mesmos que, ‘Essas qualidades são inábeis; essas qualidades são culpáveis; essas qualidades são passíveis de crítica pelos sábios; essas qualidades quando postas em prática conduzem ao mal e ao sofrimento’ - então vocês devem abandoná-las. Quando vocês souberem por vocês mesmos que, ‘Essas qualidades são hábeis; essas qualidades são isentas de culpa; essas qualidades são elogiadas pelos sábios; essas qualidades quando postas em prática conduzem ao bem-estar e à felicidade' - então vocês devem penetrar e permanecer nelas."

    Kalama Sutta

    ResponderExcluir
  8. Visitem meu blog e veja o outro lado.
    Se tem problema são as pessoas pois a organização é feita delas.
    As pessoas falham a lei não.

    ResponderExcluir
  9. https://budismodehoje.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  10. Essa desculpa que são as pessoas é mais uma tática de desculpa da seita ,uma seita ou um grupo nao se movimenta sozinho se é uma seita é porque tem uma ou mais pessoas lucrando, nao jogue a culpa nas pessoas sendo que o SUJO DO IKEDA tbem é uma pessoa é a ele que vc esta se referindo?

    ResponderExcluir
  11. então ... EU FIQUEI COM PREGUIÇAR DE LER TUDO MAIS
    FAÇO PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO CHAMADA BSG SGI É EU SOU MUITO GRATA
    NÃO TEM UMA LAVAGEM CEREBRAL NO MEU CELEBRO PORQUE EU SEMPRE VOU SER EU Nam-myoho-renge-kyo 🦋 O significado do Nam-myoho-renge-kyo Entenda o princípio básico budista daqueles que fazem esforços em prol do bem de si e dos outros A essência do budismo professado pela Soka Gakai é a convicção de que todos têm capacidade de superar qualquer dificuldade e de transformar seu sofrimento a cada instante. Nossa própria vida possui esse poder porque é inseparável da lei fundamental que sustenta o funcionamento do universo. O buda Nichiren Daishonin surgiu no século 13 no Japão, teve sua existência marcada como monge budista cujos ensinamentos a Soka Gakkai Internacional (SGI) se baseia, e foi quem despertou para essa lei universal, ou princípio, nomeando-a Nam-myoho-renge-kyo. Com a prática budista que ele criou e desenvolveu (de recitar Nam-myoho-renge-kyo), abriu-se o caminho para todas as pessoas ativarem o poder dessa lei inerente dentro da própria vida. Dessa forma, pela sincera e convicta recitação de daimoku podemos infalivelmente experimentar a alegria de que somos capazes de nos libertar do sofrimento no nível mais fundamenta
    PESSOAS SEMPRE VÃO SER PESSOAS MAIS O QUE OUTRAS PESSOAS DIZEM SOBRE A SOKA GAKAI QUERENDO DENEGRIR A IMAGEM SÃO PESSOAS QUE PERSEGUEM A VERDADE ENTÃO PASSA BEM

    ResponderExcluir
  12. Gostei das suas ponderações, eu não entrei para Gakkai, simplesmente porque achei outra sensei que atende as minhas necessidades de mudança interior, e também porque ela ouve todas as religiões sem medo, sem preconceito, ela fala dos próprios defeitos e bem não nos controla e incentiva muito estas palavras do buda Xaquiamuni:
    "Não acredite em sequer uma palavra que vos digo. Questione-as, teste-as, comprove-as e só então acredite no que lhe digo" -Shakyamuni

    ResponderExcluir
  13. "não se deixem levar pelos relatos, pelas tradições, pelos rumores, por aquilo que está nas escrituras, pela razão, pela inferência, pela analogia, pela competência (ou confiabilidade) de alguém, por respeito por alguém, ou pelo pensamento, ‘Este contemplativo é o nosso mestre.’ Quando vocês souberem por vocês mesmos que, ‘Essas qualidades são inábeis; essas qualidades são culpáveis; essas qualidades são passíveis de crítica pelos sábios; essas qualidades quando postas em prática conduzem ao mal e ao sofrimento’ - então vocês devem abandoná-las. Quando vocês souberem por vocês mesmos que, ‘Essas qualidades são hábeis; essas qualidades são isentas de culpa; essas qualidades são elogiadas pelos sábios; essas qualidades quando postas em prática conduzem ao bem-estar e à felicidade' - então vocês devem penetrar e permanecer nelas."

    ResponderExcluir
  14. Quando vi vídeos deles para estudos pareceu um budismo evangélico igual a universal, inclusive a propaganda dos feitos pela associação semelhante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, não passa de uma "igreja " caça níqueis, muito semelhante à algumas neopetencostais. Cujo objetivo é o domínio da mente, tais membros passam a não racionalizar e questionar.
      Tudo que é de bom e de ganho em tua vida foi dado pelo Gohonzon, se isto não ocorreu a culpa é tua, falta lhe fé, esforço e dedicação. Ou seja, é uma seita do ganha-ganha, para a organização é claro.

      Excluir
  15. Um texto colossal e nenhuma prova concreta contra a Gakkai e Daisaku Ikeda. Se tudo que dizes é verdade, e há provas, por que não lha processa e ganha a base delas?

    Boa sorte na saga do impossível.

    ResponderExcluir
  16. Pra quem quer uma prova de como a SGI é nociva às pessoas e à sociedade, deixo aqui o parecer do Senado Federal sobre a tentativa da sgi de usar o Estado brasileiro para expulsar a sua instituição rival do Brasil. Se vocês, membros da BSGI, pensam que isso é aceitável, todo esse discurso de paz e tolerância é vazio. Vocês mesmos não acreditam nisso e a maneira como a SGI age é a maior prova disso.

    Felizmente pude conhecer o budismo tradicional, e constatar que as escolas tradicionais estão em outro patamar de coerência entre teoria e prática.

    Abaixo, o pdf do parecer, como há um limite de caracteres para publicar, não pude colar aqui o documento inteiro, mas é só um documento de quatro páginas, esse documento é público e existirá enquanto as condições permitirem:

    https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=4799903

    Que beneficie muitos seres!

    Que todos os seres estejam livres do sofrimento!

    ResponderExcluir
  17. a gakkai tentou barrar a entrada do nikken no brasil via poder publico . Os advogados entraram com uma acao judicial para isso , porem nao tiveram sucesso. Na epoca a bsgi ordenou que fizessemos uma corrente de daimoku todos os dias no brasil inteiro . Mas nao adiantou nada , o sumo prelado veio e fez o que tinha que fazer. Antes de chegar ao brasil ele passou pelos estados unidos se nao me engano.Espioes da gakkai tiraram foto do nikken na sacada de um predio fazendo oracao la , essas fotos circularam o brasil e eu as vi . Veio um papel junto escrito de como o sumo prelado estava mais protegido do sol do que o proprio gohonzon .

    ResponderExcluir
  18. Uma verdadeira religião deve aceitar as críticas para melhorar a sua propagação. O Buda pregou o amor e jamais julgou outra crença. Porque o presidente da bsgi omite a sua aparência atual .

    ResponderExcluir
  19. O Nam myoho rengue kyo não é religião o seita é um patrimônio mundial para toda a humanidade possa praticar . A verdade libertará o ser humano da ignorância.

    ResponderExcluir
  20. Eles sabem como manipular, fazem um trabalho primoroso. A gente realmente não percebe. Tem membros q chega a dar dó de tão iludidos q ficam...morrem, mas não enxergam o óbvio. Uma seita, sem dúvidas! Mas, está cheia de vermes. Eles se comerão por dentro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas